Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2009

Son Of Dave: O bluesman do século XXI

O canadense Benjamin Darvill nasceu dia 4 de janeiro de 1967, em Winnipeg, Manitoba. Ele era um membro da banda de folk-rock Crash Test Dummies onde tocava gaita, bandolim, violão e percussão. Desde 2000, ele tem estado ocupado com seu projeto solo Son of Dave, o que resultou em quatro álbuns. Ele resolveu aprender gaita quando ouviu James Cotton tocar em Winnipeg. Mudou-se para Londres, Inglaterra, em 1998. Seu álbum de 2000 “01”, gravado em Londres, combina o velho e bom blues, techno, batidas e muito mais. Benoît Felten descreveu-o como "uma mistura de moderno R & B, hip-hop, eletrônica com um forte sentimento bluesy". Seus álbuns podem ser descritos como uma mistura de "blues, beat-Box, hard-folk, funk e R & B moderno". Son of Dave faz um som formidável. Ele traz o blues para o século XXI sem muita pretensão, criando música funky apenas com os lábios e seus pés. Tudo começa com um beat-Box amplificado por um velho microfone Astatic, a gaita segu

Pedais - O que são, como funcionam, para que servem e dicas sobre cada efeito. 6ª parte.

>>> OUTROS EFEITOS <<< Resumindo, para falarmos de efeitos, levaria muito tempo, pois o assunto é muito vasto, principalmente se tratarmos desde como usá-los até entrar em detalhes mais profundos como o circuito como atua cada componente eletrônico do circuito, etc. Bom, fiz uma divisão em grupos onde encaixei alguns efeitos, mas nem todos se encaixaram nesses grupos, então eu os colocarei nesse grupo chamado outros e isso não quer dizer que esses efeitos tenham sua importância depreciada, mas ao contrário são muito importantes e vou tentar descrever seu funcionamento. NOISE GATE / NOISE SUPRESSOR: A qualidade do seu som é diretamente proporcional à qualidade dos equipamentos que você está usando o que estão inclusos os captadores, cabos, pedais, fonte dos pedais, amplificador e até a tensão das tomadas. Dependendo do efeito, por exemplo efeitos de ganho e compressores, que você estiver usando, um “hum” ou qualquer tipo de perturbação sonora (ruído) poderá ser ouvido

Como surgiram as notas musicais

Consta que foi Guido D'Arezzo, célebre músico do século XI, quem deu nomes aos sons musicais aproveitando a primeira sílaba de cada verso do seguinte hino a São João Batista: ORIGINAL Ut queant laxis Re sonare fibris Mi ra gestorum Fa muli tuorum Sol ve polluti La bii reatum Sancte Ioannes TRADUÇÃO Do ce, sonoro Re ssoe o canto Mi nha garganta Fa ça o pregão Sol ta-me a língua La va-me a culpa Ó São João! A palavra Ut ainda é usada na França. Mas, como ela era difícil de ser falada, principalmente nos exercícios de solfejo, foi mudada para um som mais suave e acabou ficando a palavra Dó.

Concerto da flutuar

"Olá, tudo bem? Haverá um concerto super bacana da Flutuar Orquestra de Flautas na próxima sexta-feira. Compareça e leve os amigos. Vai ser legal (imploramos, precisamos de público. He, he,he)." Arlindo "Galinha" Medeiros Concerto: Flutuar Orquestra de Flautas Local: Fundação de Educação Artistíca Endereço: Rua Gonçalves Dias, 320, Funcionários (Quase esquina de G Vargas). Dia: 27/11/2009 - Sexta-feira Horário: 20:30

St. Germain: blues, jazz, house e dub

Ludovic Navarre, aliás, Saint Germain, pioneiro do “French Touch”, a nova música eletrônica francesa, transformou-se em uma referência respeitada na cena internacional. Influenciou Daft Punk, Air e Dimitri From Paris. Seu álbum Boulevard, lançado em julho 1995, vendeu 200.000 cópias no mundo inteiro e foi eleito como a gravação do ano na Inglaterra e indicado ao Dance Music Awards em Londres ao lado de artistas como Goldie, D'Angelo e Michael Jackson. Mas Ludovic não se importa com honras, prêmios e outras concessões acadêmicas. Reservado e freqüentador dos subúrbios de Paris está sempre feliz em seu estúdio, tocando e compondo. Em 1991 criou a fusão de jazz e blues, house e dub. Longe de ser somente colagens, é preferivelmente uma mistura lentamente amadurecida, uma mistura de máquinas e de instrumentos, raízes e modernidade. “Naquele tempo, os ritmos do techno eram tocados invariavelmente no bpm 150 [batidas por minuto]; este gênero tinha-se transformado em clichê. Assim eu comec

Pedais - O que são, como funcionam, para que servem e dicas sobre cada efeito. 5ª parte.

>>> Grupo dos efeitos de PITCH – altera afinação <<< Como disse anteriormente, se levarmos ao pé da letra, os efeitos que compõe o Pitch deveriam ser inclusos em modulação, pois neles há uma variação de freqüência. Permite alterar a freqüência do sinal original. É muito usado para mudar o tom (“pitch”) da nota original. Na voz os Pitchs são usados para criar vozes de monstros, patos, etc. Os dois mais famosos pedais de Pitch são o Whammy da Digitech e o Pitch Shifter da Boss. Esse grupo pode até ser dividido em grupos menores que são os Hamonizer, Octaves e Pitch Shifters. Há pedais que se encaixam em duas ou até três modalidades. Exemplos: - Harmonizer: Boss HR-2 Harmonist Boss PS-5 Super Shifter Digitech WH-1 Whammy Original Digitech WH-1 Whammy Reissue Digitech Whammy IV - Octaves: Arion MOC-1 Octave Boss HR-2 Harmonist Boss OC-2 Octave Boss PS-2 Pitch Shifter / Delay Boss PS-3 Pitch Shifter Delay Boss PS-5 Super Shifter Digitech WH-1 Whammy Original Digitech WH-1

Quinta Blues Jam 26/11 CANCELADO

Hoje!

19 nov 2009, 22h - QUINTA BLUES JAM / Leandro Ferrari convida Blarth "Tim" Piassi (Nasty Blues) e Bolão (It's only Rolling Stones). Conservatório Music Bar Rua Timbiras 2041, Lourdes BH/MG Tel: (31) 3213 8375 Valor: 10,00 19 nov 2009, 21h - BEATRIZ RODARTE / TEATRO DOM SILVÉRIO - Lançamento do CD "CIRCO DE ILUSÕES" Part. Leandro Ferrari

Alabama 3: country, blues e acid house

Alabama 3 é uma banda britânica de rock, dance, blues, country e gospel. Fundada em Brixton, Londres, em 1996. Nos Estados Unidos, é conhecida como A3, para evitar um conflito legal com a bem-estabelecida banda de country music Alabama. O grupo alcançou fama internacional quando os produtores da série de TV “The Sopranos” escolheram a faixa "Woke Up This Morning" para a sua abertura. Alabama 3 foi o mais estranho grupo musical que surgiu a partir do final dos anos 90 em Londres. Eles também foram os mais originais. As origens da banda estão envoltas em um mito urbano - a banda gosta de afirmar que os três membros do núcleo se reuniram em uma reabilitação, enquanto devido ao seu sotaque do sul muitos acreditam que são americanos do estado do Alabama. Na Itália, onde Spragg e Black começaram a cantar canções de Howlin 'Wolf sobre beats eletrônicos, a idéia da banda começou a tomar forma e de volta a Brixton, sul de Londres, eles recrutaram um grupo de músicos para moldar su

Pedais - O que são, como funcionam, para que servem e dicas sobre cada efeito. 4ª parte.

>>> Grupo dos efeitos de TONALIDADE <<< A esse grupo de efeitos pertence todos efeitos que atuam alterando a equalização (grave, médio, agudo) do som. São pertencentes desse grupo então Acoustic Simulator, Auto wah, WahWah, Envelop Filters, Equalizers, Filters, Pickup Simulator e qualquer outro que altere o timbre do som original utilizando apenas a alteração na equalização. EQUALIZER: É encontrado em diversos tipos de consoles como pedal, rack, em amplificadores, pedais de Drive/Distortion/Fuzz e outros efeitos possuem nem que seja um único botão que ofereça acréscimo ou corte de freqüências, para guitarra, geralmente, agudos e médios (que é onde está o segredo do timbre para a guitarra). Esses outros efeitos, provando que aquele controle pertence ao grupo dos efeitos de tonalidade, esse botão chamasse Tone. Os pedais exclusivamente de equalização são encontrados em dois tipos principais, o Paramétrico e o Gráfico. Como paramétrico (menos usado como equalizer e é enc

12.11.09 Quinta Blues Jam com Melk Rocha (SP) e Auder Junior (MG)

12 nov. 2009, 22h - QUINTA BLUES JAM / Leandro Ferrari convida Auder Junior e Melk Rocha. Conservatório Music Bar Rua Timbiras 2041, Lourdes BH/MG Tel: (31) 3213 8375 Valor: 10,00 Sessões Acústicas Leandro Ferrari & Convidados. Fonte: Minas Harp Produções

Pedais - O que são, como funcionam, para que servem e dicas sobre cada efeito. 3ª parte.

>>> Grupo dos efeitos de AMBIÊNCIA <<< "São os Delays e Reverbs. São os efeitos mais caros do mercado. Estão disponíveis nas versões digital e analógico com variados recursos. Os aspectos sonicamente reconhecíveis de um ambiente na reprodução podem são resumidos como "ambiência" e correspondem principalmente à reverberação e eco presentes. DELAY: Delay em inglês é atraso. Nos pedais esse atraso é gerado eletronicamente ou digitalmente para dar o efeito de ambiência conhecido como eco. Eco é um fenômeno acústico de reflexão do som. Se uma pessoa grita do alto de uma montanha, p som ira na direção de um obstáculo que refletirá o som na direção da pessoa, de volta. No caso da guitarra, inicialmente os delays foram feitos a partir de uma máquina com fita magnética (tipo k7) que gravam e devolve o som gravado com dois cabeçotes, um de gravação e outro de reprodução. O tempo de delay era regulado através da velocidade com que essa fita girava no aparelho. Dep

O Lendário Chucrobillyman

A busca por novos meios de expressão muitas vezes surge de uma nova maneira de enxergar certas partes de uma cultura e organizá-las novamente, ou explorar o que ainda não foi visto e articular esses elementos de uma maneira concisa. Um artifício para isso é a transposição de valores para outros âmbitos, que é o que "O Lendário Chucrobillyman" faz em sua performance e sua música. Através destes sincronismos de elementos mesclando o formato "mono banda" ou banda composta por um único integrante com a música blues, o rock de garagem, e o punk rock, e recentemente também com a fusão de tudo isso com o som peculiar da viola caipira. Suas apresentações ao vivo transformam essas sonoridades em algo inusitado, curioso e bizarro ao mesmo tempo, pois se trata de uma pessoa tocando por uma banda, cada "mono banda" pode expandir seus limites à sua própria capacidade de invenção, podendo utilizar em seu "set" diversos instrumentos ao mesmo tempo sejam eles rí

Pedais - O que são, como funcionam, para que servem e dicas sobre cada efeito. 3ª parte.

>>> Grupo dos efeitos de MODULAÇÃO <<< Estão inclusos no grupos efeitos como CHORUS, FLANGER, SIMULADORES DE LESLIE, PHASER, VIBRATO/TREMULO, RING MODULATOR, etc. Se formos contar de verdade esse grupo pode ficar gigante se começarmos a contar efeitos vindos da combinação de outros de modulação já existente. Indico para aprendizagem sobre modulação, os artigos do nosso amigo de FCC, o OldMonkey/Macaco veio, “como montar um chorus e flanger”, lá além da montagem ele explica de forma magistral esses efeitos, funcionamento, etc. A categoria de modulação trabalha dentro do principio de dobra de sinal, alteração na freqüência, alteração da afinação, alteração da amplitude, alteração na fase do sinal. PS. Se levar o conceito ao pé da letra os efeitos de PITCH podem ser inclusos em modulação, mas nesse tópico vou colocar em grupo separado. Descreverei os principais. CHORUS: Para entendermos como funciona um chorus, vamos imaginar a seguinte situação: se dois guitarristas toc

Pedais - O que são, como funcionam, para que servem e dicas sobre cada efeito. 3ª parte.

“Existe uma variedade gigantesca de efeitos para guitarra que vão desde saturação (ganho) até os de ambiência. Vou descrever o mais detalhado possível o que cada grupo de efeitos é, o que fazem, para que servem, e listar algumas marcas/modelos. Com certeza eu não vou lembrar todas as marcas e modelos, então se sentirem falta de algum, por favor, citem para deixarmos o tópico mais completo. Para quem quiser ouvir SAMPLES dos pedais indico que entrem nos sites dos fabricantes (vou listar por último), pois a maioria, tanto nacional como importado, tem exemplos de seus pedais gravados. Caso no site do fabricante não ter um sample gravado, indico o site www.musiciansfriend.com que é um site de vendas onde tem samples de quase tudo o que tem no site. As separações em grupo que fiz, foi a partir do conceito principal que eu quis passar com cada grupo. Na verdade tem efeitos que se encaixariam em mais de um grupo e os que aconteceram isso eu citei. É muito provável que vocês encontrem o mesmo

Recomeça em novembro o projeto "Quinta Blues Jam" em Belo Horizonte

Todas as quintas a partir das 22h no Conservatório Music Bar, o gaitista Leandro Ferrari comanda sessões acústicas de Blues e derivados ao lado de ilustres convidados da cena blues de Belo Horizonte. Durante as apresentações serão sorteados kits Bends, gaitas e aulas de gaita. O gaitista e seus convidados se apresentarão em pockets shows durante a noite e entre uma música e outra, o músico abordará questões técnicas e históricas da gaita de boca. A noite estará aberta a jam sessions, incluindo a participação de seus alunos de gaita. Na programação de Novembro: 05 nov. 2009, 22h - QUINTA BLUES JAM / Leandro Ferrari convida Paulinho "Little Paul”. 12 nov. 2009, 22h - QUINTA BLUES JAM / Leandro Ferrari convida Auder Junior. 19 nov 2009, 22h - QUINTA BLUES JAM / Leandro Ferrari convida Blarth "Tim" Piassi (Nasty Blues). 26 nov 2009, 22h - QUINTA BLUES JAM / Leandro Ferrari convida Marcio Durães. Conservatório Music Bar Rua Timbiras 2041, Lourdes BH/MG Tel: (31) 3213 8375 V