Pular para o conteúdo principal

Blues feito na Bahia


Luiz Rocha é patrocinado pela Bends Harmônicas, nova fábrica brasileira de “gaitas”. Em 2006, ele partiu para carreira solo quando participou como anfitrião do projeto “Noites de Blues” realizado por Tânia Ribas (promoter).

Acaba de lançar seu primeiro álbum. “Pise Fundo” é mais do que um CD de gaitista, pode-se dizer que é o primeiro CD solo de um gaitista soteropolitano a ser lançado na Bahia, o que o torna um marco na difusão do instrumento na região. Também pode ser considerado o 3º lançamento oficial de um artista de blues na cidade. “Pise Fundo” não deve ser rotulado como um “CD de blues”, visto que além desse gênero Luiz traz em sua bagagem as fortes influências do country e do rock com um leve sotaque pop. Uma particularidade no álbum são as composições em português, que perfazem a maioria das faixas. São treze músicas autorais sendo cinco instrumentais e as demais interpretadas pelo próprio gaitista. Nascido na terra do ritmo, esse gaitista autodidata mistura elementos do blues com suas raízes tupiniquins, expressando em sua gaita uma curiosa técnica percussiva. Também foi membro da banda country rock Os Mustangs e lá conheceu o guitarrista norte americano Lon Bové, que há mais de 30 anos tocando o Blues, reconheceu neste gaitista o seu grande potencial, formando com ele em 2003 a banda Delta Blue com Jerri Marlon no contrabaixo e Marcelo Torres na bateria.
Com intuito de expandir a cultura da harmônica no Brasil, desde 2004, Luiz Rocha ministra um curso prático para iniciantes e já possui seu próprio método em áudio. Em 2005, conquistou um espaço na programação de oficinas e cursos opcionais do Colégio Vila Lobos, localizado na Faculdade Jorge Amado em Salvador/Ba. Atualmente, dentre outros projetos, Luiz Rocha também se dedica aos shows acústicos, onde se apresenta com um violão folk e a gaita. Em 2007 o gaitista firmou uma parceria com a Harmônica Master, loja virtual especializada em gaitas. Visando colaborar com o desenvolvimento da comunidade de gaitistas, a loja disponibiliza como brinde aos seus clientes um método em áudio exclusivamente gravado por ele.

SITE: www.luizrochaharmonica.com

Ouça e veja Luiz Rocha aqui:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÉTODO PARA GAITA DIATÔNICA - LEANDRO FERRARI - GAITA FOLK, POP & ROCK - VOLUME 1

R$ 49,00 PIX CNPJ:  21.081.155.0001/70 Método digitalizado + audio Contato Whatsapp: Leandro Ferrari +55 73 998707338 +44 7376934825 1a Edição  ( EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA CHEESEBREAD STUDIOS) Título: MÉTODO PARA HARMÔNICA DIATÔNICA - LEANDRO FERRARI - GAITA FOLK, POP & ROCK - VOLUME 1 Autor: Leandro Ferrari Original de Belo Horizonte/MG/Brasil Revisão: Fernanda Shairon Ilustração: Marcelo Braga (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS) Diagramação: Yuri Martuccelli (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS) Direção Geral: José Renato Caldeira de Souza (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS) Foto: Karlis Smits Design Logo: Marcão Freak Formato:  DIGITALIZADO Num. págs. 126 páginas Fotos: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150938373933331.436116.827753330&type=1&l=5b63f7b595 Conteúdo:  O método é dividido em 100 aulas práticas e teóricas e acompanha
Spotify:  https://open.spotify.com/artist/5iTI2v1yC3rToB3xWHYw7a?si=y4MZPMZvTHetHrXhtIX1-g

Gaita e Efeitos

A utilização de pedais, filtros e truques de estúdio na gaita vêm de muito tempo. Tudo começou com Little Walter; preocupado em não perder espaço para as guitarras que haviam sido eletrificadas após a segunda guerra mundial ele adotou um procedimento simples, ligou um pequeno microfone em um amplificador e mudou de vez a história da gaita. Além de usar este método para obter mais volume ele também explorou novos timbres e efeitos até então inéditos. Segundo o pesquisador Madison Deniro ele foi o primeiro músico a utilizar, propositadamente, uma distorção eletrônica. Você pode notar então que a história da guitarra elétrica se cruza com a história da gaita elétrica. Mas por alguns motivos, dentre eles o conservadorismo dos músicos e do público de blues (diga-se de passagem, que tem todo meu respeito e meu entendimento, pois é necessário exaltar e manter as raízes e a história, também) a gaita não acompanhou o desenvolvimento da guitarra. Nomes como Jimi Hendrix, Jeff Back, Jr. Tostoi