Pular para o conteúdo principal

Pedais - O que são, como funcionam, para que servem e dicas sobre cada efeito. 4ª parte.



>>> Grupo dos efeitos de TONALIDADE <<<

A esse grupo de efeitos pertence todos efeitos que atuam alterando a equalização (grave, médio, agudo) do som.
São pertencentes desse grupo então Acoustic Simulator, Auto wah, WahWah, Envelop Filters, Equalizers, Filters, Pickup Simulator e qualquer outro que altere o timbre do som original utilizando apenas a alteração na equalização.

EQUALIZER:
É encontrado em diversos tipos de consoles como pedal, rack, em amplificadores, pedais de Drive/Distortion/Fuzz e outros efeitos possuem nem que seja um único botão que ofereça acréscimo ou corte de freqüências, para guitarra, geralmente, agudos e médios (que é onde está o segredo do timbre para a guitarra).
Esses outros efeitos, provando que aquele controle pertence ao grupo dos efeitos de tonalidade, esse botão chamasse Tone.
Os pedais exclusivamente de equalização são encontrados em dois tipos principais, o Paramétrico e o Gráfico.
Como paramétrico (menos usado como equalizer e é encontrado nos pedais de distorção mais pesada como o Boss MT-2 e Marshall Jackhamer) permite ajustar as freqüências grave, aguda, média e região dessa média.
Como gráfico (largamente usado por guitarristas), permite ajustar individualmente o ganho (ou redução) em faixas (bandas) separadas do espectro do sinal (normalmente 7 ou 10 bandas no caso de guitarra). O ajuste de cada banda é feito por meio de um controle deslizante, de forma que as posições desses controles permitem uma visualização imediata de como o equipamento está atuando sobre o sinal.

Exemplos:
Behringer Beq-700 Equalizer
Boss GE-7 Equalizer
Boss PQ-4 Parametric Equalizer
DOD FX-40B Equalizer
Line 6 FM-4 Filter Modeler
Maxon GE601 Graphic Equalizer
MXR 10 Band Equalizer
MXR KFK-1 Kerry King Ten Band Equalizer

WAH-WAH:
Este efeito foi popularizado por muitos guitarristas de música pop, rock e blues, que usam pedais de wah-wah. O mestre Hendrix foi um dos guitarristas que fizeram a guitarra chorar usando esse efeito.
Basicamente, é um filtro passa-banda que varre o espectro e atenua as freqüências baixas e altas durante a varredura. O efeito obtido é semelhante ao próprio nome “wah-wah”. Na verdade é preciso “ter a manha” para que o efeito fique legal.
Alguns Wah-Wah digitais simulam várias vogais “faladas” quando esse pedal é acionado.
A maioria dos wah-wahs funcionam com potenciômetro e uma chave liga/desliga que é acionada por pressão, localizada logo abaixo do pedal de controle contínuo. Mas existem pedais que são acionados automaticamente quando se encosta o pé no pedal, não usam potenciômetro e sim uma célula foto-elétrica, o que evita ruídos comuns em potenciômetros. Como tudo existe suas desvantagens e vantagem nesse sistema automático, não é possível usar um recurso que vários guitarristas usam que é o de usar o wah como “mid-boost” (o pedal fica na posição central – esse recurso é muito usado pelo guitarrista Santana).
Assim como todos efeitos as características timbristicas serão variadas de modelo para modelo e de marca para marca.

Exemplos:
Boss FT-2 Dynamic Filter
Boss PW-10 V-Wah Pedal
Budda Bud-Wah
Behringer HellBabe Wah
Colorsound Wah Wah
Danelectro Trip L Wah Pedal
DigiTech EX-7 Expression Factory
Digitech XP-100 Whammy Wah
DOD FX-17 Wah Volume
Dunlop 535Q Wah Pedal
Dunlop 95Q Wah Pedal
Dunlop Jimi Hendrix Wah Pedal
Dunlop Original CryBaby Wah Pedal
Dunlop Zakk Wilde Wah Pedal
Dunlop 535QC Chrome Crybaby Wah Pedal
Dunlop Crybaby Classic Fasel Inductor Wah Pedal
Dunlop DB-01 Dimebag Crybaby From Hell
Dunlop GCB-80 High Gain Volume Pedal
Electro-Harmonix Fuzz Wah
Fender Fuzz Wah
Fulltone Clyde Wah
Geoffrey Teese RMC1 Wah
Ibanez WD7 Weeping Demon Wah Pedal
Ibanez WH-10 Wah
Line 6 FM-4 Filter Modeler
Morley Bad Horsie 2 Contour Wah
Morley Bad Horsie Wah
Morley PBA-2 Bass Wah
Morley PDW-II Distortion / Wah / Volume
Onerr Cry baby CB-1
Onerr Fat Boy1
Onerr Fat Boy2
Rocktron Black Cat Moan Wah Pedal
Roger Mayer 9090A Wah Mod Upgrade
Roger Mayer Vision Wah
Roland Mister Multi-Mode Wah
Shelter EWP-1 wah
Snarling Dogs Blues Bawls Wah Pedal
Thomas Organ Cry Baby Wah
Tychobrahe ParaPedal Wah
Vox 847 Wah
Vox King Wah
Vox V846 Wah
Vox V847UJ Union Jack Wah
Vox V848 Clyde McCoy Wah Wah Pedal
Zvex Wah Probe


AUTO WAH / DYNAMIC WAH / FILTERS / ENVELOP FILTERS:
Os efeitos acima citados são semelhantes.
No ''wah'' controlado com o pé, a variação que se dá ao pisar no pedal faz com que a onda sonora tenha certa região de freqüências acentuada: pisando-se até o fim do pedal, são ouvidas as freqüências mais agudas; voltando-se à posição inicial, ouvem-se as mais graves. No auto-wah, essa variação é feita de forma automática, de maneira que há sempre uma oscilação entre freqüências mais agudas e mais graves. É importante ressaltar que a onda padrão adotada é discretizada (formada apenas por 10 freqüências). Numa analogia semelhante à utilizada no efeito do tremolo, o auto-wah se assemelha a uma variação periódica no botão tone de um aparelho de som. Assim como o tremolo, ele possui dois parâmetros: um que determina a variação máxima da amplitude para as freqüências ressaltadas, e outro que define o quão rápido ocorrerá essa variação.
No caso do Dynamic o Wah é determinado pela dinâmica (mais ou menos força) com que o instrumento é tocado. Assim que as cordas são tocadas com mais força ouve-se o efeito wah.

Exemplos:
Big Briar Mooger Fooger MF-101 Low-Pass Filter
Boss AW-2 Auto-Wah
Boss AW-3 Dynamic Wah
Boss FT-2 Dynamic Filter
Boss SP-1 Spectrum
Boss SYB-3 Bass Synthesizer
Boss TW-1 T-Wah
Danelectro DJ24 French Fries Auto Wah Pedal
Digitech XP-100 Whammy Wah
DOD 440 Envelope Filter
DOD FX-25 Envelope Filter
DOD FX-25B Envelope Filter
Dunlop Q-Zone
Electro-Harmonix Q-Tron Envelope Filter
Electro-Harmonix Q-Tron Envelope Filter Mini
Electro-Harmonix Q-Tron Envelope Filter Plus
Guyatone FB-X Funky Box
Guyatone WR-2 Wah Rocker Envelope Filter
Ibanez AF-9 Auto Filter
Ibanez LF-7 Lo-Fi Filter
Line 6 FM-4 Filter Modeler
Menatone Mail Bomb Envelope Filter
Musictronics/Mutron III Envelope Filter
Musictronics/Mutron Micro-V Envelope Filter
MXR Envelope Filter
Zvex Seek Wah / Tremolo / Filter
Zvex Wah Probe

SIMULATORS:
Os simuladores que se utilizam da equalização para atingir um timbre são vários. Os mais conhecidos são Pickup Simulator (single/humb. e humb/single), Acoustic Simulator (ainda não conheci um que transforma o som da guitarra em de violão), Speaker/Cabinet Simulator (1x10”, 2x10”, 4x10”, 1x12”, 2x12”, 4x12”, 1x15”), Simulamps (inicialmente vamos desconsiderar os sons distorcidos – embora também tenha a ver – e vamos considerar a simulação dos sons limpos), Mic. Simulator (simula diferentes posições do microfone à frente da caixa escolhida), etc.
Pra quem gosta de timbre, encomendar esses simuladores é uma boa pedida pois são verdadeiros imitadores de timbres.
Ah, mais uma coisa importante, simuladores, seja qual for, não faz milagre ...

Exemplos:
Boss AC-2 Acoustic Simulator
Boss AC-3 Acoustic Simulator
Koch Loadbox II Power Attenuator/Speaker Simulator
Rockman Acoustic Pedal
Sansamp GT-2 Amp. Simulator / Cabinet Simulator / Mic. Simulator
Yamaha DG-Stomp Amp Modeling / Multi-FX Unit
Zoom 510 Dual Power Driver Overdrive / Distortion
Zoom GFX-8 Amp Modeling / Multi-FX Unit




Fonte: Fernando Almeida
http://forum.cifraclub.terra.com.br/membro_51834.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pedais - O que são, como funcionam, para que servem e dicas sobre cada efeito. 3ª parte.

>>> Grupo dos efeitos de AMBIÊNCIA <<< "São os Delays e Reverbs. São os efeitos mais caros do mercado. Estão disponíveis nas versões digital e analógico com variados recursos. Os aspectos sonicamente reconhecíveis de um ambiente na reprodução podem são resumidos como "ambiência" e correspondem principalmente à reverberação e eco presentes. DELAY: Delay em inglês é atraso. Nos pedais esse atraso é gerado eletronicamente ou digitalmente para dar o efeito de ambiência conhecido como eco. Eco é um fenômeno acústico de reflexão do som. Se uma pessoa grita do alto de uma montanha, p som ira na direção de um obstáculo que refletirá o som na direção da pessoa, de volta. No caso da guitarra, inicialmente os delays foram feitos a partir de uma máquina com fita magnética (tipo k7) que gravam e devolve o som gravado com dois cabeçotes, um de gravação e outro de reprodução. O tempo de delay era regulado através da velocidade com que essa fita girava no aparelho. Dep

MÉTODO PARA GAITA DIATÔNICA - LEANDRO FERRARI - GAITA FOLK, POP & ROCK - VOLUME 1

R$ 49,00 (doações) PIX CEl:   73998707338 Método digitalizado + audio Contato Whatsapp: Leandro Ferrari +55 73 998707338 1a Edição  ( EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA CHEESEBREAD STUDIOS) Título: MÉTODO PARA HARMÔNICA DIATÔNICA - LEANDRO FERRARI - GAITA FOLK, POP & ROCK - VOLUME 1 Autor: Leandro Ferrari Original de Belo Horizonte/MG/Brasil Revisão: Fernanda Shairon Ilustração: Marcelo Braga (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS) Diagramação: Yuri Martuccelli (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS) Direção Geral: José Renato Caldeira de Souza (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS) Foto: Karlis Smits Design Logo: Marcão Freak Formato:  DIGITALIZADO Num. págs. 126 páginas Conteúdo:  O método é dividido em 100 aulas práticas e teóricas e acompanha arquivos de áudio (backing tracks) pra facilitar o estudo. Nível recomendado: Inciante e Intermediário Informações aborda

MÉTODO PARA HARMÔNICA DIATÔNICA - LEANDRO FERRARI - GAITA FOLK, POP & ROCK - VOLUME 1

DOWNLOAD FREE Link:  https://docs.google.com/folderview?id=0B8fmCaGPu7-0aERwZmQ5bUJGREk&usp=docslist_api R$ 49,00 (doações) PIX CEL:  73998707338 Método digitalizado + audio Contato Whatsapp: Leandro Ferrari +55 73 998707338 2a Edição  ( EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS) Título: MÉTODO PARA HARMÔNICA DIATÔNICA - LEANDRO FERRARI - GAITA FOLK, POP & ROCK - VOLUME 1 Autor: Leandro Ferrari Original de Belo Horizonte/MG/Brasil Revisão: Fernanda Shairon Ilustração: Marcelo Braga (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS) Diagramação: Yuri Martuccelli (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS) Direção Geral: José Renato Caldeira de Souza (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS) Foto: Karlis Smits Design Logo: Marcão Freak Formato:  DIGITALIZADO Num. págs. 126 páginas Conteúdo:  O método é dividido em 100 aulas práticas e teóricas e acompanha arquivos de áudio (backing tracks) pr