Pular para o conteúdo principal

Dumee & Dijkgraaf Quinteto: A sensção do jazz brasileiro impressionista


Download: http://www.nimbitmusic.com/dumeedijkgraafquinteto/promos/hiddenlandscapes

"A diversidade de personalidades musicais e os diferentes cenários musicais fazem do Dumee & Dijkgraaf Quinteto uma sensação para diferentes platéias ao redor mundo. Elementos de um triângulo incomum (Europa, Minas Gerais e Rio de Janeiro) compõem este quinteto. A Europa como referência da sofisticação clássica, o equilíbrio e a estrutura estética, Minas Gerais acrescentando ingredientes impressionistas de sonho, delicadeza e panoramas espirituais e o Rio de Janeiro imprindo a personalidade sensual e provocativa de sua paisagem dão o toque ao trabalho deste quinteto de difícil definição, por sua singularidade"
“Somos cidadãos de um mundo sem fronteiras musicais que trazem a fragrância e o toque europeu à mistura e efervecência universal da música instrumental brasileira. Este concerto é uma homenagem a uma geração para quem a música foi, primordialmente, um reflexo da sua alma. O virtuosismo artístico e intelectual fazem o quinteto se expressar com naturalidade, sem perder de vista a beleza, a importância da tradição e da diversidade cultural. O nosso jazz brasileiro impressionista remete ao movimento de luz e cor das artes plásticas na música.
O Impressionismo, que tem também raízes no Brasil, quando Manet, vindo em um navio, atracou no porto do Rio de Janeiro, em 1850, e levou para a Europa as impressões desse “Novo Mundo”. O nosso “Jazz Brasileiro Impressionista” é dos dias de hoje, com uma pitada de passado distante, rico em fantasias e sonhos que preenchem as experiências de nosso imaginário.”
Jan Dumee, Wim Dijkgraaf, Kiko Continentino, Paulo Russo & Marcio Bahia

Site: http://www.dumeedijkgraaf.com/brazilian-jazz-music-pt/


Jazzista de nível internacional, educador e inovador, o holandês Wim Dijkgraaf, tem formação acadêmica como compositor de música clássica contemporânea.
Inspirado pelas publicações de Kenny Werner (Effortless Mastery), Wim é amplamente reconhecido como inovador pela sua facilidade ao tocar gaita. Aos 40 anos de idade, ele influencia e é uma referência para muitos jovens hoje dedicados à gaita.
Toots Thielemans foi uma importante fonte de inspiração quando Wim começou a tocar gaita aos 19 anos e, com o passar do tempo, ele foi desenvolvendo seu próprio estilo de tocar imprimindo seu estilo pessoal, pelo qual é tão conhecido hoje.
Além do domínio de seu som, sua abordagem de improvisação também é notável. Inspirado por compositores como Gustav Mahler, Maurice Ravel, Olivier Messiaen e Béla Bartók, Wim cria frases melódicas modernas, muitas vezes intelectual e ao mesmo tempo lírico, romântico e acessível.
A sua forma de improvisar manifesta sua sólida formação em composição clássica e sua arte de construir materiais originais criados instantaneamente como pequenos blocos musicais de construção.

Wim Dijkgraaf - Velas Içadas - Fórum Harmônica Brasil 2009


Wim Dijkgraaf [ Millioniser ]

Comentários

Wim Dijkgraaf disse…
Oi Leandro meu grande amigo,

Que bom que mostra esse projeto no seu blog! Muito obrigado!

Here a link to my Effortless Harmonica site where you will find transcribed solos of everything I play on this album.

http://www.effortlessharmonica.com/harmonica-how-to-play/transcribed-harmonica-solos/

Have fun!

Espero que nos encontramos esse ano de novo!

Um grande abraço,

Wim Dijkgraaf
Leandro Ferrari disse…
Seja sempre bem-vindo meu amigo Wim!!! Espero que nos encontremos em breve! Abs!

Postagens mais visitadas deste blog

MÉTODO GRATUITO PARA GAITA DIATÔNICA - LEANDRO FERRARI - GAITA FOLK, POP & ROCK - VOLUME 1

ClICK AQUI PARA DOWNLOAD GRÁTIS  CLICK AQUI PARA DOAÇÕES   AULAS DE GAITA ONLINE: www.leandroferrari.com 2a Edição  ( EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA CHEESEBREAD STUDIOS) Título: MÉTODO PARA HARMÔNICA DIATÔNICA - LEANDRO FERRARI - GAITA FOLK, POP & ROCK - VOLUME 1 Autor: Leandro Ferrari Original de Belo Horizonte/MG/Brasil Revisão: Fernanda Shairon Ilustração: Marcelo Braga (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS) Diagramação: Yuri Martuccelli (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS) Direção Geral: José Renato Caldeira de Souza (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS) Foto: Karlis Smits Design Logo: Marcão Freak Formato:  DIGITALIZADO Num. págs. 126 páginas Fotos: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150938373933331.436116.827753330&type=1&l=5b63f7b595 Conteúdo:  O método é dividido em 100 aulas práticas e teóricas e acompanha arquivos de áudio (b
Spotify:  https://open.spotify.com/artist/5iTI2v1yC3rToB3xWHYw7a?si=y4MZPMZvTHetHrXhtIX1-g

Milk’n Blues: Blues & Pop

"Uma brincadeira que se tornou um vício! É assim que as vocalistas Anne Glober e Aline Mota definem o início da banda Milk´n Blues, em dezembro de 2011. As duas garotas, que são amigas de infância, estavam com enorme vontade de gravar um vídeo de suas músicas “covers”. Para isso, necessitavam do acompanhamento de um bom guitarrista. Foi então que se lembraram de Ricardo Maranhão, o professor violão e vizinho de Anne, imediatamente aceitou o convite. O trio se reuniu, definiu as canções, gravou dois vídeos e postou na internet. Em dois meses, tornou-se sucesso de visualização e comentários positivos do público. Todos os comentários seguindo este tom: “Nossa, versão de muito bom gosto. Muito bom mesmo. Tanto as vozes quanto os instrumentos muito bem colocados. Sensacional! Parabéns!”. Logo em seguida, as meninas e o professor de violão ganharam o reforço da gaitista Indiara Sfair, que acrescentou “magia” ao som dos três. Pois bem, com quatro integrantes o grupo já merecia um no