O carioca Jefferson Gonçalves começou a carreira no início da década de 1990, seguindo por um caminho comum a muitos gaitistas: o blues.
Logo, trocou a profissão de bancário pela de músico, fundou a banda Baseado em Blues e o trio acústico Blues Etc. Gravou com artistas de diferentes gêneros e se consolidou como um dos mais completos nomes da gaita no País – inclusive representando o Brasil em encontros internacionais, como o da Sociedade para a Preservação e Avanço da Harmônica (SPAH, em 1998, em Detroit /EUA). No entanto, o blues não foi fator limitante para Jefferson. O gaitista identificou traços muito semelhantes entre a música negra norte-americana e a do Nordeste brasileiro, baseada nos ritmos de forró, como o baião, o xaxado e o xote. E essa percepção alargou-lhe os horizontes. Dedicou-se, então, a estudar os representantes mais significativos da arte nordestina. Descobriu o maracatu e o samba rural e, como conseqüência natural, incorporou esses elementos ao seu primeiro CD solo, "Gréia" (2004). A mistura foi bem recebida por críticos e público. "Gréia" põe no mesmo balaio a criatividade de Bob Dylan e de Luiz Gonzaga, o balanço de Jackson do Pandeiro e de Ray Charles. Tudo é música, afinal – e de extrema qualidade. A experiência o levou a tocar para públicos diversos.
Desde 2004, em parceria com o SESC – Ce, SEBRAE e a produtora VIA DE COMUNICAÇÃO, Jefferson ministra oficinas de harmônica e formação de bandas, o músico já passou pelas cidades de Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Fortaleza, Guaiuba, Maranguape, Guaramiranga, Piacatuba, Caucáia, São Gonçalo do Amarante, entre outras. Nesses locais, ele seleciona músicos não profissionais e forma uma banda em cada cidade. Além de passar algumas noções de música, monta o repertório de cada banda, organiza os arranjos e viaja com esses “novos” músicos para Guaramiranga, onde as bandas se apresentam durante o festival de Jazz & Blues, hoje muitos dos participantes estão se profissionalizando e vivendo de música em suas cidades. Desde 2001, ele tem feito pesquisas de ritmos nordestinos, encontrando similaridades com gêneros norte-americanos e demonstrando, dessa forma, que a música desconhece barreiras. Com toda esta experiência adquirida em centenas de shows, gravações e workshops, Jefferson Gonçalves tem sido uma referência em harmônica no Brasil.
Fonte: www.jeffersongoncalves.com
Ouça e veja Jefferson Gonçalves aqui:
Comentários