>>> Grupo dos efeitos de PITCH – altera afinação <<<
Como disse anteriormente, se levarmos ao pé da letra, os efeitos que compõe o Pitch deveriam ser inclusos em modulação, pois neles há uma variação de freqüência.
Permite alterar a freqüência do sinal original. É muito usado para mudar o tom (“pitch”) da nota original. Na voz os Pitchs são usados para criar vozes de monstros, patos, etc.
Os dois mais famosos pedais de Pitch são o Whammy da Digitech e o Pitch Shifter da Boss.
Esse grupo pode até ser dividido em grupos menores que são os Hamonizer, Octaves e Pitch Shifters. Há pedais que se encaixam em duas ou até três modalidades.
Exemplos:
- Harmonizer:
Boss HR-2 Harmonist
Boss PS-5 Super Shifter
Digitech WH-1 Whammy Original
Digitech WH-1 Whammy Reissue
Digitech Whammy IV
- Octaves:
Arion MOC-1 Octave
Boss HR-2 Harmonist
Boss OC-2 Octave
Boss PS-2 Pitch Shifter / Delay
Boss PS-3 Pitch Shifter Delay
Boss PS-5 Super Shifter
Digitech WH-1 Whammy Original
Digitech WH-1 Whammy Reissue
Digitech Whammy IV
Digitech XP-100 Whammy Wah
Dunlop JH3S Jimi Hendrix Octave Fuzz
Electro-Harmonix Octave Multiplexer
Electro-Harmonix Octave Multiplexer Deluxe
Fender Blender Fuzz Octave
Fulltone Ultimate Octave Fuzz/Octave
Musictronics/Mutron Octave Divider
MXR Blue Box
Pearl OC-07 Octave
Prescription Electronics Experience Fuzz Octave Swell Pedal
Roger Mayer Octavia Fuzz/Octave
Roger Mayer Octavio Fuzz/Octave Prototype
Yamaha OC-10 Octaver
- Pitch Shifter:
Boss HR-2 Harmonist
Boss PS-2 Pitch Shifter / Delay
Boss PS-3 Pitch Shifter Delay
Boss PS-5 Super Shifter
Digitech WH-1 Whammy Original
Digitech WH-1 Whammy Reissue
Digitech Whammy IV
Pearl OC-07 Octave
Resumidamente esse grupo é composto dos efeitos que controlam a amplitude (volume) do sinal.
Nesse grupo estão inclusos os efeitos Compressor, Limiter e outros efeitos menos usuais como Slow Gear. Como se trata de dinâmica o Pedal de Volume poderia se encaixar nesse grupo, mas como eu vou explicá-lo comparando com o pedal de Expressão resolvi encaixa-lo em outros.
COMPRESSOR / LIMITER / SUSTAINER:
O Compressor foi criado para controlar os picos de sinais e sinais baixos dando a ambos a mesma amplitude (volume) em gravações profissionais. Os sinais elevados são reduzidos e os baixos são elevados, gerando um som com menos variação de dinâmica, mais constante e com mais sustain.
Pode também ser usado como Boost de pré ou de pós em Distorções e Drives, saturando mais o efeito no caso de pré ou aumentando o volume no caso de pós.
Na mesma onda do compressor, o Limiter atenua os picos de freqüência e antecipa a sobrecarga do som. Faz uma parte daquilo que o Compressor faz, porém atua somente nos picos do sinal, alterando o ganho de entrada para manter um nível fixo.
Já o Sustainer, comparado ao Limiter, faz a outra parte do trabalho de um Compressor, ou seja, amplifica o sinal fraco gerando maior sustentação.
Os botões de regulagens que geralmente compõem essas unidades são:
Level – controla o volume do sinal processado;
Tone – corta ou adiciona freqüências agudas e médias-agudas;
Attack – controla o tempo de ação da compressão.
Exemplos:
Anatone Time Stopper
Barber Tone Press Compressor
Boss CS-1 Compression Sustainer
Boss CS-2 Compression Sustainer
Boss CS-3 Compression Sustainer
Dalenectro Surf & Turf
Digitech Main Squeeze
DOD FX-15 Swell
Electro-Harmonix Black Finger Tube Compressor
Guyatone ST2 Compressor / Sustainer
Ibanez CP-5 Compressor
Keeley Compressor
Line 6 FM-4 Filter Modeler
Line6 Constrictor Compressor
MXR Limiter
MXR Dyna-Comp Compressor
Onerr Titanium Compressor
Prescription Electronics Experience Fuzz Octave Swell Pedal
Retrospec The Squeeze Box Compressor
Rocktron Surf Tremolo/Compressor
Rocktron Big Crush
Ross Compressor
Way Huge Saffron Squeeze Compressor
Fonte: Fernando Almeida
http://forum.cifraclub.terra.com.br/membro_51834.html
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