Pular para o conteúdo principal

Azymuth: funky, samba, jazz fusion e rock progressivo


Azymuth é um trio brasileiro que tem diversas influências. José Roberto Bertrami, Alex Malheiros e Ivan Conti (carinhosamente apelidado de "Mamão") produzem "fusion" de forte personalidade.
Fundado em 1970 no Rio de Janeiro, o grupo nasceu junto com a cervejaria Canecão. Contratados pela Philips (posteriormente Phonogram) os três gravavam e arranjavam as bases dos sucessos da época, entre eles estavam Raul Seixas, Tim Maia, Erasmo Carlos, MPB-4, Marcos Valle, Erlon Chaves, Sérgio Sampaio, Gonzaguinha e muitos outros. Em 1970 faziam apresentações ao vivo com o grupo "Seleção" onde pretendiam fazer bailes que acabavam com o público sentado, ouvindo e aplaudindo como se fosse um show. Anos depois resolveram gravar um disco independente influenciados por seu amigo Tim Maia, porém quando o LP ficou pronto foi vendido à gravadora “novata” Som Livre, que tratou de colocar a faixa "Linha do Horizonte" na novela "Cuca Legal”. O grupo passou a se chamar Azymuth por sugestão de Paulo Sergio Valle durante as gravações da trilha sonora do filme "O Fabuloso Fittipaldi". Em 1975 gravaram "Melô da Cuíca", música integrante da trilha sonora da novela "Pecado Capital". A fusão de samba e funk rendeu um convite para o grupo participar do Festival de Jazz de Montreux na Suíça (foram os primeiros brasileiros convidados para o evento). Logo depois foram chamados para arranjar uma faixa do disco da Ella Fitzgerald. "Jazz Carnival", na época da Disco Music, invadiu as pistas de dança das discotecas inglesas. Atualmente são cultuados em Londres e DJ's não param de admirar e remixar os hits do grupo.

Fonte: Rafael Negromonte
Sites: www.azymuth.net e www.myspace.com/azymuth

Ouça e veja Azymuth aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=sWcBh_2cK5E

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÉTODO GRATUITO PARA GAITA DIATÔNICA - LEANDRO FERRARI - GAITA FOLK, POP & ROCK - VOLUME 1

ClICK AQUI PARA DOWNLOAD GRÁTIS 

CLICK AQUI PARA DOAÇÕES


2a Edição (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA CHEESEBREAD STUDIOS)

Título: MÉTODO PARA HARMÔNICA DIATÔNICA - LEANDRO FERRARI - GAITA FOLK, POP & ROCK - VOLUME 1
Autor: Leandro Ferrari Original de Belo Horizonte/MG/Brasil
Revisão: Fernanda Shairon Ilustração: Marcelo Braga (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS)
Diagramação: Yuri Martuccelli (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS)
Direção Geral: José Renato Caldeira de Souza (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS) Foto: Karlis Smits
Design Logo: Marcão Freak Formato: DIGITALIZADO Num. págs. 126 páginas


Fotos: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150938373933331.436116.827753330&type=1&l=5b63f7b595
Conteúdo: O método é dividido em 100 aulas práticas e teóricas e acompanha arquivos de áudio (backing tracks) pra facilitar o estudo. Nível recomendado: Inciante e Intermediário Informações abordadas: Técnica ins…

MÉTODO GRATUITO PARA HARMÔNICA DIATÔNICA - LEANDRO FERRARI - GAITA FOLK, POP & ROCK - VOLUME 1

DOWNLOAD GRATUITO FREE
Link: https://docs.google.com/folderview?id=0B8fmCaGPu7-0aERwZmQ5bUJGREk&usp=docslist_api


2a Edição (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS)

Título: MÉTODO PARA HARMÔNICA DIATÔNICA - LEANDRO FERRARI - GAITA FOLK, POP & ROCK - VOLUME 1
Autor: Leandro Ferrari Original de Belo Horizonte/MG/Brasil
Revisão: Fernanda Shairon Ilustração: Marcelo Braga (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS)
Diagramação: Yuri Martuccelli (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS)
Direção Geral: José Renato Caldeira de Souza (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS) Foto: Karlis Smits
Design Logo: Marcão Freak Formato: DIGITALIZADO Num. págs. 126 páginas


Fotos: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150938373933331.436116.827753330&type=1&l=5b63f7b595
Conteúdo: O método é dividido em 100 aulas práticas e teóricas e acompanha arquivos de áudio (backing tracks) pra facilitar o estudo. Nível reco…

Gaita e Efeitos

A utilização de pedais, filtros e truques de estúdio na gaita vêm de muito tempo. Tudo começou com Little Walter; preocupado em não perder espaço para as guitarras que haviam sido eletrificadas após a segunda guerra mundial ele adotou um procedimento simples, ligou um pequeno microfone em um amplificador e mudou de vez a história da gaita. Além de usar este método para obter mais volume ele também explorou novos timbres e efeitos até então inéditos. Segundo o pesquisador Madison Deniro ele foi o primeiro músico a utilizar, propositadamente, uma distorção eletrônica.
Você pode notar então que a história da guitarra elétrica se cruza com a história da gaita elétrica. Mas por alguns motivos, dentre eles o conservadorismo dos músicos e do público de blues (diga-se de passagem, que tem todo meu respeito e meu entendimento, pois é necessário exaltar e manter as raízes e a história, também) a gaita não acompanhou o desenvolvimento da guitarra. Nomes como Jimi Hendrix, Jeff Back, Jr. Tostoi…