Pular para o conteúdo principal

"Falta harmonia para música ao vivo em barzinho da capital"


Problemas incluem estrutura precária das casas, mau comportamento do público e desunião da classe artística

Viviane Moreno - Repórter - 27/02/2011 - 18:00

"Péricles já foi vocalista de várias bandas e hoje canta no Creedence Revival. Há quatro anos, começou a fazer show voz e violão. “Com banda é menos problemático porque tem um potencial de som muito maior, o barulho do público não interfere tanto no show, mas voz e violão é complicado, é uma ‘guerra’ contra o público”, observa.

Também é diferente quando o repertório é conhecido. Tanto que ele já decidiu: o show de lançamento de seu segundo álbum autoral, o independente “Cosmopolita”, será em um teatro, em maio. Péricles destaca que o público de bar não tem interesse de conhecer coisa nova. “É capaz até de reclamar com a casa. É uma coisa do mineiro desconfiado, só gosta do que conhece, não tem ambição de conhecer o novo, o artista da terra dele”, critica, acrescentando que, quando estreou em disco com “Mar de Montanha” (2001), o show de lançamento em Ouro Preto, onde ele nunca tinha se apresentado, teve o dobro do público de BH, onde ele construiu a carreira..."

http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/divers-o/falta-harmonia-para-musica-ao-vivo-em-barzinho-da-capital-1.246164

‎"Prestem atenção na falta de educação do público conversando o tempo todo num momento bem intimista de uma aprasentação num bar e ouçam no minuto 2:47 um incrível "Parabéns pra vc" na hora mais errada possível... Vídeo enviado por Anita Kalikies, argentina que não aguenta mais a falta de educação dos brasileiros c/ os músicos brasileiros... Eu sinto vergonha da nossa falta de cultura e educação..." Péricles Garcia
http://www.youtube.com/watch?v=v7SOyCp3BNk&feature=player_embedded

Minha opinião: Toco a 20 anos na noite, e desde os 15 anos meu único medo era ter que tocar em uma praça de alimentação de shopping algum dia. Ainda é... Pra mim houve uma inversão de valores aí. Lugar de comer e beber é lugar de comer e beber, lugar de dançar é lugar de dançar. Lugar de ouvir música intimista é lugar de ouvir música intimista. Desde que lancei trabalhos autorais, tenho me afastado da noite e procurado auditórios e teatros para me apresentar. Para mim os problemas são maiores do que os citados. A falta de espaço, organização e remuneração fazem com que os músicos se atropelem e criem espaços que nem sempre são adequados para suas apresentações. Em 1994 o couvert de minhas apresentações giravam em torno de 5,00 - 8,00 reais, hoje em 2011 passou para 12,00 - 20,00 (em BH), com um detalhe, agora só fico com 50% na maioria das vezes e ainda inventaram a tal das duas bandas por noite. O mercado da música anda como um dinossauro, bem devagar.... Quanto ao parabéns na hora do show, já vi isso acontecer aqui em BH várias vezes incluindo um show do ARTHUR MAIA. Mas no contrato da casa em questão existe uma clausula que alerta sobre essa possibilidade pois eles consideram o público "Analfabetos Musicais". A pergunta é: Será que o Arthur Maia estava tocando no lugar certo?

Mas para fechar, sinto que no interior, principalmente cidades universitárias, o respeito e a cultura andam muito mais em alta do que na capital. Vai ver eles sempre foram mais educados mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÉTODO GRATUITO PARA GAITA DIATÔNICA - LEANDRO FERRARI - GAITA FOLK, POP & ROCK - VOLUME 1

ClICK AQUI PARA DOWNLOAD GRÁTIS 

CLICK AQUI PARA DOAÇÕES


2a Edição (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA CHEESEBREAD STUDIOS)

Título: MÉTODO PARA HARMÔNICA DIATÔNICA - LEANDRO FERRARI - GAITA FOLK, POP & ROCK - VOLUME 1
Autor: Leandro Ferrari Original de Belo Horizonte/MG/Brasil
Revisão: Fernanda Shairon Ilustração: Marcelo Braga (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS)
Diagramação: Yuri Martuccelli (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS)
Direção Geral: José Renato Caldeira de Souza (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS) Foto: Karlis Smits
Design Logo: Marcão Freak Formato: DIGITALIZADO Num. págs. 126 páginas


Fotos: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150938373933331.436116.827753330&type=1&l=5b63f7b595
Conteúdo: O método é dividido em 100 aulas práticas e teóricas e acompanha arquivos de áudio (backing tracks) pra facilitar o estudo. Nível recomendado: Inciante e Intermediário Informações abordadas: Técnica ins…

MÉTODO GRATUITO PARA HARMÔNICA DIATÔNICA - LEANDRO FERRARI - GAITA FOLK, POP & ROCK - VOLUME 1

DOWNLOAD GRATUITO FREE
Link: https://docs.google.com/folderview?id=0B8fmCaGPu7-0aERwZmQ5bUJGREk&usp=docslist_api


2a Edição (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS)

Título: MÉTODO PARA HARMÔNICA DIATÔNICA - LEANDRO FERRARI - GAITA FOLK, POP & ROCK - VOLUME 1
Autor: Leandro Ferrari Original de Belo Horizonte/MG/Brasil
Revisão: Fernanda Shairon Ilustração: Marcelo Braga (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS)
Diagramação: Yuri Martuccelli (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS)
Direção Geral: José Renato Caldeira de Souza (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS) Foto: Karlis Smits
Design Logo: Marcão Freak Formato: DIGITALIZADO Num. págs. 126 páginas


Fotos: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150938373933331.436116.827753330&type=1&l=5b63f7b595
Conteúdo: O método é dividido em 100 aulas práticas e teóricas e acompanha arquivos de áudio (backing tracks) pra facilitar o estudo. Nível reco…

Gaita e Efeitos

A utilização de pedais, filtros e truques de estúdio na gaita vêm de muito tempo. Tudo começou com Little Walter; preocupado em não perder espaço para as guitarras que haviam sido eletrificadas após a segunda guerra mundial ele adotou um procedimento simples, ligou um pequeno microfone em um amplificador e mudou de vez a história da gaita. Além de usar este método para obter mais volume ele também explorou novos timbres e efeitos até então inéditos. Segundo o pesquisador Madison Deniro ele foi o primeiro músico a utilizar, propositadamente, uma distorção eletrônica.
Você pode notar então que a história da guitarra elétrica se cruza com a história da gaita elétrica. Mas por alguns motivos, dentre eles o conservadorismo dos músicos e do público de blues (diga-se de passagem, que tem todo meu respeito e meu entendimento, pois é necessário exaltar e manter as raízes e a história, também) a gaita não acompanhou o desenvolvimento da guitarra. Nomes como Jimi Hendrix, Jeff Back, Jr. Tostoi…