segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Ecad lança nova tecnologia de identificação de obras


Em parceria com o Centro de Estudos em Telecomunicações da PUC-Rio, Ecad lança sistema próprio que permite a identificação instantânea dos fonogramas executados em rádios durante 24 horas por dia. A nova tecnologia, cujo desenvolvimento iniciou há quatro anos, proporciona uma distribuição mais transparente dos rendimentos de direitos autorais.

O sistema extrai o que se chama de impressão digital dos fonogramas registrados no ECAD e cruza com as informações do sinal captado com a programação das emissoras de rádio, identificando quem são os intérpretes e os autores de cada fonograma executado. Chamado de TEC Cia (captação e identificação automática), o sistema terá sua primeira versão somente para as rádios (Ecad TEC Cia Rádio) e deve expandir-se para o audiovisual e a internet. O diferencial deste sistema para outros similares é a possibilidade de identificação de músicas em formato analógico, além do digital, visto o grande número de emissoras de rádio AM.
O sistema será implantado em 13 capitais até o final do ano, promovendo um aperfeiçoamento e agilidade do sistema de distribuição do Ecad, já que muitas rádios não enviam o relatório de fonogramas executados. Além disto, a tecnologia permite identificar as músicas que são executadas pelas rádios inadimplentes, podendo ser calculado o valor que estas rádios devem aos compositores brasileiros.
Para lançar o Ecad TEC Cia Rádio, o escritório reuniu compositores e profissionais do direito autoral para uma cerimônia realizada no Centro Cultural Veneza na capital do Rio de Janeiro.

Fonte: UBC

Nenhum comentário: