quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Fórum Harmônicas Brasil 2011 tem início nesta sexta-feira (25.11) - Fortaleza


Blues, rock, jazz, country, MPB, samba, tango, reggae, gospel, erudito, bossa nova, chorinho, xote, baião. Todos esses estilos musicais e muitos outros podem ter a inserção da harmônica (gaita). E o som do instrumento vai tomar conta do anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura de 25 a 27 de novembro, com o Fórum Harmônicas Brasil 2011.
“O evento, que está na sua sexta edição, procura aproximar a gaita de públicos mais amplos, extrapolar a regionalidade e levar a arte e a educação para comunidades do Ceará”, afirma o diretor artístico do festival, Diogo Farias.
Cinco shows vão animar as três noites, com os paulistas do grupo Harmônicos, formado por Márcio Scialis, Geison Cezare e Little Will; os também paulistas Vitor Lopes e Melk Rocha; o baiano Luiz Rocha; e o consagrado gaitista pernambucano Rildo Hora.
“O Fórum Harmônicas Brasil tem contribuído para a formatação de processos de inserção social e cultural fundamentados na música, observando princípios de circulação e promovendo a interação entre músicos cearenses e de outros estados e países”, completa Diogo Farias.
O Fórum é o único evento com esse formato em todo o País e está nos calendários oficiais do Estado do Ceará e do Município de Fortaleza. A realização conta com o patrocínio do Governo do Estado do Ceará, Banco do Nordeste e Prefeitura de Fortaleza, por intermédio da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), e o apoio do Portal InvestNE e Diogo Farias Microfones Artesanais.
Cursos
Para reafirmar os compromissos do evento com a música plural e de qualidade e com a arte-educação, tendo em conta o potencial de inclusão social que iniciativas assim representam, serão reforçadas algumas ações.
O Fórum Harmônicas Brasil 2011 vai proporcionar curso gratuito de gaita para iniciantes e avançados no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura na manhã de sábado, 26, a partir das 9h.
E mais uma vez na Fundação Raimundo Fagner (Rua Duarte Coelho, 1023 – Parque Itamaraty – Fortaleza), os professores Rodrigo Bezerra e Di Lennon Ribeiro vão ministrar uma oficina de harmônica para 15 crianças, dos dias 21 a 25 de novembro. Os alunos vão se apresentar na abertura do evento.
“No mês passado fizemos uma oficina com o apoio do Festival Canoa Blues, que se realiza em Canoa Quebrada anualmente. Cada um recebeu um instrumento para treinar em casa. Uma grande oportunidade de deixar a gaita entrar na vida delas”, conta Rodrigo Bezerra.

Perfil dos músicos
Melk Rocha (SP) – Artista com trabalho voltado para o blues, é tem atenção especial para vertentes do gênero originárias de Chicago, com foco na obra de Little Walter. Inscreveu-se na história da gaita brasileira criando a indústria Bends Harmônicas, sediada em Ribeirão Pires (SP).
Harmônicos (SP) – Grupo formado pelos gaitistas Geison Cezare, Little Will e Márcio Scialis, vem ganhando espaços nacionalmente pelo apurado trabalho de pesquisa em gêneros que vão do country ao jazz, do pop ao samba, do chorinho à valsa. Os Harmônicos exploram gaitas antigas e possuem musicalidade eclética. Além da inusitada formação, só de gaitas, apresentam exclusivos arranjos para cada estilo de musica presente em seu crescente repertório.
Luiz Rocha (BA) – Professor de gaita em Salvador e um dos nomes mais destacados do instrumento no Nordeste, Luiz é conhecido no cenário da Harmônica por sua técnica inconfundível de “gaita percussiva”. Tendo ingressado na música no final dos anos 90, iniciou na gaita em 2001 e tornou-se profissional do instrumento em 2003 ao participar em discos e shows de bandas country como Os Mustangs e artistas diversos, do sertanejo de Paulo Raio, o reggae de Adão Negro ao blues de Álvaro Assmar. Em 2008, lançou seu primeiro álbum solo, intitulado Pise Fundo, do qual a faixa “Até Ontem” esteve entre as cinco finalistas na categoria “Show do Ano” no prêmio Bahia de Todos os Rocks (Grammy do rock baiano). Foi endorsee da fábrica de gaitas Bends Harmônicas e desde 2009, coordena o Projeto Papo de Gaita - rede social que congrega fãs da gaita de boca, promovendo a troca de informações e o fomento à cultura do instrumento em Salvador. Atualmente dedica-se ao Trio de Gaitas Zona Harmônica, paralelo às aulas de gaita, sua carreira solo e outros trabalhos como o de músico freelancer.
Vitor Lopes (SP) – Aplaudido como referência no chorinho em São Paulo, vem desenvolvendo trabalhos com os grupos Trio Vira Latas e Chorando as Pitangas. Entre outras menções, merece a de ter promovido por meio da gaita cromática fusões entre as músicas brasileira e japonesa.
Rildo Hora (PE/RJ) – É um dos mais antigos dos gaitistas brasileiros em atividade. Integrou a primeira geração de artistas a fazer carreira profissional no País com a harmônica cromática. Ajudou a quebrar preconceito e responde pelo consequente reconhecimento da gaita como instrumento musical. Maestro, arranjador e multiinstrumentista, é hoje saudado como mestre por seguidas gerações de gaitistas e representantes de outros instrumentos. Rildo assina arranjos clássicos do samba, em composições de Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Dudu Nobre e outros, e da MPB, nas vozes de Maísa, Luiz Melodia, Elizeth Cardoso, entre muitos.

Programação Completa
(sujeita a alterações)

*Shows (Centro Dragão do Mar):

Sexta, 25.11, a partir das 21h – Melk Rocha (SP) e Luiz Rocha (BA);
Sábado, 26.11, a partir das 21h – Vitor Lopes (SP) e Rildo Hora (PE);
Domingo, 27.11, a partir das 20h – Harmônicos (SP).

Entrada franca.

-------

* Oficinas - 21 a 25 de novembro

- Curso de harmônica para 15 crianças da Fundação Raimundo Fagner (Eusébio).

- Iniciação à harmônica para 15 crianças do Parque Santana.


* Workshops (Centro Dragão do Mar)- A partir das 9 horas, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com acesso livre (a organização solicita de cada participante a doação de livros, de qualquer gênero, para compor bibliotecas públicas e de entidades do terceiro setor).
- Melk Rocha (SP) e Luiz Rocha (BA) – Gaita blues
- Diogo Farias (CE) – Amplificação e microfones

Mais informações para a imprensa com:

Caramelo Comunicação – (85) 3244.6728 / www.caramelocomunicacao.com.br
Jornalista Aline Pedrosa: (85) 8832.1254 / aline@caramelocomunicacao.com.br
Jornalista Karol Ximenes: (85) 8691.6728 / karol@caramelocomunicacao.com.br

FONTE: Aline Pedrosa
:: Jornalista | Caramelo Comunicação
:: (85) 8832. 1254 . (85) 3244. 6728 -
:: www.caramelocomunicacao.com.br

Nenhum comentário: