Pular para o conteúdo principal

Seasick Steve e ‘o beijo da morte’



"Steven Gene Wold nasceu no ano de 1941, em Oakland, em San Francisco no período do pós-guerra, quando os brancos começaram a prestar atenção na música da América negra. Seu pai tocava piano boogie-woogie em uma banda local, raro para um homem branco. Steve tentou o piano, mas seus dedos não eram longos o suficiente para chegar a algum lugar como pianista. Em vez disso, aos 7 anos, ele se apaixonou por uma guitarra que conheceu em um acampamento de verão. No momento que a viu, sabia que ia tocar guitarra para sempre. Com KC Douglas, cantor e guitarrista de blues que trabalhou para o seu avô, teve aulas de guitarra enquanto ouvia as histórias do Delta do Mississippi. Após seus pais se separarem, Steve passou a viver com sua mãe. Para evitar abusos nas mãos de seu violento padrasto, aos 13 anos, fugiu de casa. Passou o resto de sua adolescência trabalhando em fazendas ou em parques de diversões, lugares onde não exigiam documentos.

Viajando longas distâncias saltando de caminhão em caminhão por toda a América, sempre com seu violão, Seasick Steve estava apenas tentando sobreviver, e essa era a única maneira na época. Foi preso como vagabundo e passou algum tempo em um centro de detenção juvenil. Na década de 60 começou a tocar em clubes na costa oeste apoiado por Son House, cantor e guitarrista de blues. Partiu para a Europa, em 1972, tocou no metrô de Paris. Foi contratado como engenheiro de estúdio e tocou guitarra em bandas. Na década de 80 retornou aos Estados Unidos. Foi depois que ele montou o seu estúdio em Olympia, uma cidade próxima ao sul de Seattle, que a carreira musical de Steve começou a engrenar. Descobriu que o punk grunge estava decolando e em seu estúdio gravou com várias bandas como ‘Modest Mouse’ e ‘Bikini Kill’. Conheceu o ‘Nirvana’ tocando em um bar e Kurt Cobain tornou-se um amigo. 




Sua carreira de blues foi reativada em 1996 quando apoiou RL Burnside, cantor, compositor e guitarrista de blues, ao se apresentar em Seattle. Seasick Steve e sua guitarra enlouqueceram a platéia. Em 2001, mudou-se para Oslo. Foi em Oslo que Steve adquiriu seu apelido ‘Seasick’ depois de uma experiência de revirar o estômago em um cruzeiro para a Dinamarca. Em 2006, com 65 anos, seu primeiro álbum, ‘Dog House Music’ foi lançado pela gravadora independente Bronzerat e sacudiu a mídia. Em 2007, ele gravou um álbum com os músicos suecos, Jo Husmo no baixo e Kai Christoffersen na bateria. ‘Cheap by Seasick Steve and the Level Devils’ foi lançado no Reino Unido por dois DJs influentes, Charlie Gillett e Joe Resonance que incentivaram Seasick Steve a ir para Londres. Justamente quando parecia que as coisas estavam finalmente começando a acontecer para Seasick Steve, ele sofreu um ataque cardíaco em casa, em Oslo. Felizmente para ele, sua esposa era treinada como enfermeira. Steve sobreviveu e havia muitas pessoas esperando para ouví-lo na Grã-Bretanha. No circuito dos festivais europeus no verão de 2007, ele foi a sensação e eleito como a melhor revelação na ‘Mojo Awards’, cerimônia que teve início em 2004 pela ‘Mojo’, revista sobre música publicada mensalmente no Reino Unido. Em 2009, foi nomeado pela ‘Brit Award’ na categoria de melhor artista masculino internacional individual.

Steve, que detesta o que ele chama de ‘a polícia do blues’ e considera qualquer elogio da comunidade purista como ‘o beijo da morte’, tem o prazer de acolher todos os jovens que vêm aos seus shows, e que nada sabem sobre Charley Patton ou Son House."


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÉTODO PARA GAITA DIATÔNICA - LEANDRO FERRARI - GAITA FOLK, POP & ROCK - VOLUME 1

R$ 49,00 (doações) PIX CEl:   73998707338 Método digitalizado + audio Contato Whatsapp: Leandro Ferrari +55 73 998707338 1a Edição  ( EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA CHEESEBREAD STUDIOS) Título: MÉTODO PARA HARMÔNICA DIATÔNICA - LEANDRO FERRARI - GAITA FOLK, POP & ROCK - VOLUME 1 Autor: Leandro Ferrari Original de Belo Horizonte/MG/Brasil Revisão: Fernanda Shairon Ilustração: Marcelo Braga (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS) Diagramação: Yuri Martuccelli (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS) Direção Geral: José Renato Caldeira de Souza (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS) Foto: Karlis Smits Design Logo: Marcão Freak Formato:  DIGITALIZADO Num. págs. 126 páginas Conteúdo:  O método é dividido em 100 aulas práticas e teóricas e acompanha arquivos de áudio (backing tracks) pra facilitar o estudo. Nível recomendado: I...

MÉTODO PARA HARMÔNICA DIATÔNICA - LEANDRO FERRARI - GAITA FOLK, POP & ROCK - VOLUME 1

DOWNLOAD FREE Link:  https://docs.google.com/folderview?id=0B8fmCaGPu7-0aERwZmQ5bUJGREk&usp=docslist_api R$ 49,00 (doações) PIX CEL:  73998707338 Método digitalizado + audio Contato Whatsapp: Leandro Ferrari +55 73 998707338 2a Edição  ( EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS) Título: MÉTODO PARA HARMÔNICA DIATÔNICA - LEANDRO FERRARI - GAITA FOLK, POP & ROCK - VOLUME 1 Autor: Leandro Ferrari Original de Belo Horizonte/MG/Brasil Revisão: Fernanda Shairon Ilustração: Marcelo Braga (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS) Diagramação: Yuri Martuccelli (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS) Direção Geral: José Renato Caldeira de Souza (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS) Foto: Karlis Smits Design Logo: Marcão Freak Formato:  DIGITALIZADO Num. págs. 126 páginas Conteúdo:  O método é dividido em 100 aulas práticas e teóricas e acompanha arq...

The Howlin' Wolf Album - (Psychedelic Album)

"The Howlin' Wolf Album" é de 1969 e misturou blues com rock psicodélico sobre várias canções clássicas de Howlin' Wolf. Howlin' Wolf reprovou o álbum, e a Chess Records mostrou este fato na capa. O álbum alcançou a posição # 69 na Billboard Black Albums chart . Em 1968, a Chess Records fez uma tentativa de modernizar o som de Howlin' Wolf e Muddy Waters, convencendo-os a gravar como Jimi Hendrix. Inspirados em ideias psicodélicas os arranjos resultaram nos álbuns Electric Mud e The Howlin' Wolf Album. As sessões de gravação contaram com os mesmos músicos de Electric Mud . Howlin' Wolf não gostou do som proposto, que ele não considerava ser blues. De acordo com o guitarrista Pete Cosey, durante as sessões de gravação, Howlin' Wolf olhou para ele e disse: 'Why don't you take them wah-wahs and all that other shit and go throw it off in the lake — on your way to the barber shop?' "Eu fui negativo no título, e foi uma gra...