quinta-feira, 29 de março de 2012

Belo Horizonte terá Virada Cultural anual no mês de setembro

Evento inspirado na versão paulistana trará 24 horas de atrações artísticas à cidade




"Belo Horizonte acaba de ganhar mais um evento de valorização da cultura. Foi sancionada nesta quarta-feira, pelo Prefeito Márcio Lacerda, a Lei que institui na capital mineira a realização da Virada Cultural. A festa será promovida anualmente no mês de setembro e trará à cidade 24 horas de programação artística de diversos gêneros.

Nos mesmos moldes do evento que acontece desde 2005 na cidade de São Paulo, a Lei ainda afirma que as atividades deverão ser promovidos em todas as regionais de Belo Horizonte, com apresentações musicais e teatrais, entre outras. Conforme citado no Artigo 2º , “o evento de que trata esta lei será comemorado com atividades e eventos de caráter cultural e marcado pela pluralidade de expressões e gêneros artísticos”.

ORIGEM

Promovida em São Paulo há 7 anos, a Virada Cultural foi inspirada na verdade em um evento francês chamado Nuit Blanche (Noite Branca, em tradução livre), em que museus, monumentos, galerias de arte e pontos turísticos ficam abertos em Paris durante toda uma noite, em outubro, com as entradas gratuitas.

Apesar de ser promovida apenas desde 2002 na capital francesa, a ideia de uma noite de artes foi criada em 1989 e colocada em prática primeiro na cidade Nantes. Um vez por ano o município recebia artistas de diversas localidades para apresentações de 18h às 6h da manhã.

Em São Paulo, além da programação na capital, são realizadas apresentações em vários municípios do interior. Os eventos ocorrem uma semana depois da Virada Cultural e já atingiram mais de 30 cidades em um ano." http://www.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_7/2012/03/29/ficha_agitos/id_sessao%3d7%26id_noticia%3d51229/ficha_agitos.shtml


Vamos aguardar para vermos as atrações ...

Nenhum comentário: