Vasco Faé Manoblues
MANOBLUES
Uma das maiores referências no que diz respeito a voz e gaita no cenário de Blues brasileiro, com mais de 220.000 acessos no youtube entre os trabalhos que participa, Vasco Faé faz de sua antológica versão de “Trêm das 11” misturada com “Hoochie Coochie Man” um dos pontos altos de suas apresentações junto a inúmeras versões “emblueseificadas” que faz de clássicos como “Medo da chuva” (Raul Seixas), “Rock’n Roll” (Led Zeppelin), “Só quero um xodó” (Dominguinhos) além de belas composições próprias. Já dividiu palco com Caetano Veloso, Herbert Vianna, Tony Belotto, Bocatto, Simone, Nando Reis, Samuel Rosa, Dinho Ouro Preto, Pitty, entre outros. Foi integrante do Blues Etílicos entre 2003 e 2005 com a qual gravou o CD “Cor do Universo (2003)”, fundou e faz parte desde 1992 do Irmandade do Blues, a mais antiga banda de Blues do estado de São Paulo que conta com três CDs e um DVD ao vivo na bagagem (CD Veneno – 1996 / CD Good feelings – 2007 / DVD e CD Ao Vivo - 2009).
Em 2007 o “homem banda” lançou “Manoblues” que é seu segundo CD solo. Antecedido por “Saudações” (2003), Manoblues é o nectar de uma pesquisa realizada por Vasco Faé sobre o Delta Blues da década de 1920. Gravou sozinho a gaita, bumbo, guitarra e voz em dois terços das músicas e ainda conta com as participações especialíssimas de - Andreas Kisser, Fábio Azeitona, Ivan Márcio, Theo Werneck e Adriano Grineberg - com quem forma desde 1998 o mais antigo duo de São Paulo e lançou o CD “Ao Vivo no Photozofia (2007)”.
EXTRAS
- Idealizou em 1997 e produz o maior projeto de Blues em estúdio no Brasil“Blueseiros do Brasil” que conta com quatro “Jam Sessions” gravadas e duas lançadas em CD tendo como participantes mais de sessenta artistas dos mais representativos dentro do cenário nacional.
- Acompanha o guitarrista “Andreas Kisser” (Sepultura) em sua carreira solo desde 2002 com quem gravou gravou em CD solo “Hubris”.
- Idealizou e produziu o primeiro “Encontro de Mulheres Gaitistas” em 2008, o que influenciou os encontros de gaita que já existiam a chamar as gaitistas para participarem a partir de então.
- Criou o Projeto Mulheres Blueseiras.
- Tem uma vasta lista de participações em CDs dos mais variados artistas e projetos.
Comentários