Pular para o conteúdo principal

Suzuki SUB30 Ultrabend: A Revolução


"Em nome da Suzuki tenho orgulho de anunciar o lançamento de uma harmônica que tem sido esperada por um longo tempo: a UltraBend SUB30.
Com 10 furos e 30 palhetas ela tem o mesmo tamanho de uma diatônica normal e permite ao gaitista em 18 palhetas fazer um semitom ou mais, em interativo "double-reed bending" (o mesmo tipo de bend de em gaita normal diatônica). Isso são mais do que 10 bends em uma gaita padrão!
Eu fiz um protótipo em casa do projeto em 1989 e mostrei a Suzuki em 1991. Eles melhoraram e reduziram o tamanho, mas questões de patentes foram descobertas e o desenvolvimento foi abandonado (que é toda uma história por si só!).
As patentes relevantes expiraram há alguns anos atrás e a Suzuki foi capaz de retomar o desenvolvimento. Finalmente, a Ultrabend está pronta e lançada (Aug 02, 2012) no APHF em Kula Lumpur.
A UltraBend é bem diferente da XB40 em que todas os bends extras são um semitom. Isso significa que é realmente fácil de reproduzi-los em sintonia. É muito fácil e intuitiva. E eles, os bends, são estáveis​​, não como bends valvulados. Muito mais fácil que overblows e overdraws.
As pessoas estão falando sobre o efeito que isso terá sobre a popularidade de overblowing. No entanto, muitos bons gaitistas já investiram tanto tempo e dinheiro em overblowing que eles serão relutantes em mudar. E alguns não vão gostar da sensação diferente da UltraBend: tem uma válvula, e isso significa que não é tão ofegante como uma gaita tradicional. Mas é fácil perceber como soa bem.
Eu acho que essa gaita terá efeitos mais fortes em outras direções, pelo menos inicialmente. Agora que você pode cromatizar em toda a afinação Richter, eu acho que ela vai fazer afinações alternativas serem menos atraentes para a maioria. Embora o projeto soe bem em afinações alternativas, acho que a SUB30 irá consolidar a afinação Richter ainda mais."  Brendam Power







Agora sim, vamos cromatizar, sem perder o timbre, sem desafinar e sem gastar tanta grana!! Particularmente ainda usarei as afinações alternativas, pois curto o uso dos acordes e intervalos formados por elas, e que soam bem em minha música! Mas agora teremos ainda mais recursos! Cool Shit Suzuki! Leandro Ferrari


http://www.suzuki-music.co.jp/sub30/english/index.html

Comentários

Paulo Godoy disse…
Cara já to juntando dinheiro debaixo do colchão pra essa daí!
Vinicius Dreher disse…
Leandro Ferrari disse…
Olá Vinicius! Cara exclui seu comentário sem querer ... Mas consegui ler antes (posta de novo se conseguir, por favor, pois não consegui recuperar). Mil desculpas! Bom em relação ao timbre, é lógico que estamos falando do Brendam Power, então obviamente que esse mestre da gaita já tem seu timbre desenvolvido ao longo dos anos. Mas nesta gaita a embocadura de bico vai funcionar bem melhor do que a Tongue Blocking e o timbre mais encorpado que a embocadura de língua te oferece é algo mais direcionado para o blues. Mas é possível se conseguir com a embocadura de bico um timbre interessante também. Desde que respire corretamente e procure desenvolver uma sonoridade explorando sua cavidade bucal e mãos, é possível. Outra coisa é que você ouviu notas que ainda eram pouco usadas na gaita diatônica, e isso contribuiu para sua curiosidade também! Abs!
Anônimo disse…
olá, quanto custa esta gaita e onde encontro pra comprar?
Obrigada.
Leandro Ferrari disse…
No Brasil ainda não vi. Só na Amazon.
http://www.amazon.com/Suzuki-SUB-30-D-Ultrabend-Harmonica-D/dp/B009AK3J22
Anônimo disse…
Obrigado.
Anônimo disse…
Ola Leandro quando essas gaitas chegarão no brasil ansioso !!! abcs !!!

Éder Andrade
Leandro Ferrari disse…
Ainda não vi por aqui. Em novembro trago da Europa para revender.
Anônimo disse…
Boa tarde Leandro. Eu estou interessado em uma Sub30 em Dó (C). Você tem alguma em estoque para revender? Wanderley Souza.

Postagens mais visitadas deste blog

MÉTODO GRATUITO PARA GAITA DIATÔNICA - LEANDRO FERRARI - GAITA FOLK, POP & ROCK - VOLUME 1

ClICK AQUI PARA DOWNLOAD GRÁTIS 

CLICK AQUI PARA DOAÇÕES


2a Edição (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA CHEESEBREAD STUDIOS)

Título: MÉTODO PARA HARMÔNICA DIATÔNICA - LEANDRO FERRARI - GAITA FOLK, POP & ROCK - VOLUME 1
Autor: Leandro Ferrari Original de Belo Horizonte/MG/Brasil
Revisão: Fernanda Shairon Ilustração: Marcelo Braga (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS)
Diagramação: Yuri Martuccelli (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS)
Direção Geral: José Renato Caldeira de Souza (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS) Foto: Karlis Smits
Design Logo: Marcão Freak Formato: DIGITALIZADO Num. págs. 126 páginas


Fotos: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150938373933331.436116.827753330&type=1&l=5b63f7b595
Conteúdo: O método é dividido em 100 aulas práticas e teóricas e acompanha arquivos de áudio (backing tracks) pra facilitar o estudo. Nível recomendado: Inciante e Intermediário Informações abordadas: Técnica ins…

MÉTODO GRATUITO PARA HARMÔNICA DIATÔNICA - LEANDRO FERRARI - GAITA FOLK, POP & ROCK - VOLUME 1

DOWNLOAD GRATUITO FREE
Link: https://docs.google.com/folderview?id=0B8fmCaGPu7-0aERwZmQ5bUJGREk&usp=docslist_api


2a Edição (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS)

Título: MÉTODO PARA HARMÔNICA DIATÔNICA - LEANDRO FERRARI - GAITA FOLK, POP & ROCK - VOLUME 1
Autor: Leandro Ferrari Original de Belo Horizonte/MG/Brasil
Revisão: Fernanda Shairon Ilustração: Marcelo Braga (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS)
Diagramação: Yuri Martuccelli (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS)
Direção Geral: José Renato Caldeira de Souza (EQUIPE MIDIDÁTICA CONSULTORIA LTDA & CHEESEBREAD STUDIOS) Foto: Karlis Smits
Design Logo: Marcão Freak Formato: DIGITALIZADO Num. págs. 126 páginas


Fotos: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150938373933331.436116.827753330&type=1&l=5b63f7b595
Conteúdo: O método é dividido em 100 aulas práticas e teóricas e acompanha arquivos de áudio (backing tracks) pra facilitar o estudo. Nível reco…

Gaita e Efeitos

A utilização de pedais, filtros e truques de estúdio na gaita vêm de muito tempo. Tudo começou com Little Walter; preocupado em não perder espaço para as guitarras que haviam sido eletrificadas após a segunda guerra mundial ele adotou um procedimento simples, ligou um pequeno microfone em um amplificador e mudou de vez a história da gaita. Além de usar este método para obter mais volume ele também explorou novos timbres e efeitos até então inéditos. Segundo o pesquisador Madison Deniro ele foi o primeiro músico a utilizar, propositadamente, uma distorção eletrônica.
Você pode notar então que a história da guitarra elétrica se cruza com a história da gaita elétrica. Mas por alguns motivos, dentre eles o conservadorismo dos músicos e do público de blues (diga-se de passagem, que tem todo meu respeito e meu entendimento, pois é necessário exaltar e manter as raízes e a história, também) a gaita não acompanhou o desenvolvimento da guitarra. Nomes como Jimi Hendrix, Jeff Back, Jr. Tostoi…