quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Jeff Beck: a evolução da guitarra - Parte 1



Uma de suas características marcantes é não trabalhar sempre com o mesmo estilo musical, optando por uma fusão de gêneros que vão desde o jazz ao rock n' roll com um toque pessoal.

Jeff Beck (Geofrey Arnold Beck) nasceu em 24 junho 1944, pouco antes do fim da II Guerra Mundial. Cresceu em Wallington, Inglaterra.
Beck estourou na cena musical em 1965 depois de se integrar à banda Yardbirds, substituindo o guitarrista Eric Clapton. Embora esse casamento tenha durado apenas 18 meses, ele tocou em quase todos os hits do grupo e seu estilo inovador ajudou a influenciar o som psicodélico dos anos 60.
Deixou a banda em 1967 e formou o “Jeff Beck Group”, que incluía Rod Stewart nos vocais e Ron Wood no baixo, iniciando uma viagem de descoberta musical que durou quase quatro décadas. O guitarrista começou sua carreira explorando o lado mais pesado do rock, mudando de direção em 1975 com os inovadores álbuns de jazz-fusion, "Blow by Blow" e "Wired". Produzidos por Sir George Martin, famoso produtor dos Beatles, os dois álbuns quebraram preconceitos ao fundir a complexidade do rock progressivo e a liberdade do jazz com sua guitarra intergaláctica. Jeff deixou sua marca no hard rock, jazz-fusion, blues e word music.

Ouça e veja Jeff Beck e Yardbirds aqui:


Ouça e veja Jeff Beck Group aqui:

Nenhum comentário: