quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Jeff Beck: a evolução da guitarra - Parte 2


Jeff Beck abriu novos horizontes para a guitarra e influenciou instrumentistas como Steve Vai e Joe Satriani.


Usando seus dedos no lugar de palhetas para obter maior agilidade, Beck acrescenta hábil manuseio dos knobs de volume, tons e pedais (incluindo o Whammy) para moldar as notas que ele está tocando.
"Eu não compreendo porque algumas pessoas só aceitam uma guitarra se tiver um som instantaneamente reconhecível de guitarra", diz Beck. "Encontrar formas de tocar a mesma guitarra que pessoas têm utilizado durante 50 anos para fazer um som que não se tenha ouvido antes, é realmente o que me interessa”. “Eu adoro quando as pessoas ouvem a minha música, mas não podem descobrir que instrumento estou tocando”. Por estas idéias Beck ganhou três vezes o Grammy de melhor “Rock Instrumental” e na revista Rolling Stone ele está em 14º entre os 100 maiores guitarristas de todos os tempos.
Embora muitos dos seus contemporâneos já estejam satisfeitos com seus trabalhos, Beck continua a evoluir e adicionar ao seu legado novas sonoridades. Desde 2001 com o lançamento do CD "You Had It Coming" tem flertado, por exemplo, com a música eletrônica

Ouça e veja Jeff Beck aqui:

Nenhum comentário: