terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Pedais - O que são, como funcionam, para que servem e dicas sobre cada efeito. 9ª parte.


>>> Grupo dos MULTI-EFEITOS <<<

"Bom como o próprio nome diz, equipamento que gera vários efeitos.
Sobre os efeitos, as regulagens de cada um são basicamente as mesmas dos efeitos acima citados e em alguns casos os efeitos tem alguma regulagem de um recurso adicional.
A maior discussão sobre pedaleiras hoje, é a qualidade dos sons e timbres, fidelidades nas simulações, latência zero (latência = A latência é o tempo necessário para localizar os efeitos e esse começar a atuar. Esse tempo gera um atraso que entre uma mudança de patche e outros fica um “mute” no ar) e outros parâmetros.
Na verdade a pedaleira, hoje, é a salvação pra muitos músicos que não tem grana pra comprar vários pedais. Até mesmo as pedaleiras mais caras como a Boss GT-8, POD XT Live, Digitech GNX300, Zoom G9.2tt, se pegar cada efeito de uma delas e for comprar tudo em pedais separados, fica muito mais caro.
Bom e como escolher uma pedaleira legal? Bom tecnicamente falando, a conversão A/D/A (analógico/digital/analógico) tem que ser acima de 20 bits (indico as de no mínimo 24 bits). O que têm essa taxa de conversão muito provavelmente tem um processador legal e certamente os efeitos e timbres dela serão no mínimo razoável.
Não vou me aprofundar muito em pedaleiras, pois o objetivo é falar de efeitos e como eu disse a parte de regulagens são praticamente as mesmas para efeitos como descrito acima exceto algum recurso adicional.
PS: Acima citei somente as pedaleiras digitais, mas existem também as pedaleiras analógicas que são nada mais do que vários efeitos analógicos fixados numa caixa unica".

Exemplos:
Boss GT-5
Boss GT-6
Boss GT-8
Boss GT-6B
Boss ME-30
Boss ME-33
Boss ME-6B Bass
Digitech RP-1
Digitech RP-10
Digitech RP-12
Digitech RP-21
Digitech RP-50
Digitech RP-80
Digitech RP-100
Digitech RP-200
Digitech RP-200A
Digitech RP-300
Digitech RP-300A
Digitech GNX3000
Ibanez PUE-5
Landscape Triexf Guitar (analógico)
Landscape Triexf Overtone (analógico)
Landscape Triexf Bass(analógico)
Line6 Floor POD
Line6 POD 2.0
Line6 POD XT
Line6 POD XT Live
Line6 POD X3 e X3 Live
Roland GT-6 Guitar Processor
Roland VG-8 Guitar Synth / Amp Modeler
Yamaha DG-Stomp Amp Modeling
Zoom 505II Multi-FX
Zoom G2
Zoom G9.2tt
Zoom GFX-8 Amp Modeling


Fonte: Fernando Almeida
http://forum.cifraclub.terra.com.br/membro_51834.html


Nenhum comentário: