sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

2º BH SOUL BLUES FESTIVAL - 19.01.13 - BH/MG



2º BH SOUL BLUES FESTIVAL


Com a pretensão de ser uma janela para o Soul e para o Blues em Minas Gerais, o Stonehenge Rock Bar em parceira com Auder Junior realizam no dia 19/01/2013 o 2º BH SOUL BLUES FESTIVAL que tem como proposta unir novamente o que há de melhor da produção do Soul e do Blues na atualidade.

A segunda edição o festival irá homenagear um dos maiores guitarristas da história do Blues, Elmore James, e contará com a apresentação de cinco atrações, sendo quatro do estado de Minas e uma do estado do Rio de Janeiro.


ELMORE JAMES

Elmore James foi um influente guitarrista, cantor e compositor americano de blues. Conhecido como "O Rei da Guitarra Slide", Elmore tinha um estilo único no instrumento, e celebrizou-se pelo seu uso de amplificação em volumes elevados e por sua voz comovente. Começou sua carreira musical no Mississipi junto com o tocador de gaita Rice Miller (mais conhecido como Sonny Boy Williamson), ficaram juntos por vários anos até que conseguiu seu primeiro contrato para gravação em 1951. Foi considerado o 30º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone

O estilo de Elmore James influênciou vários músicos de Blues e Rock como Jeremy Spencer do Fleetwood Mac, Brian Jones do Rolling Stones, Alan Wilson do Canned Heat, Stevie Ray Vaughan, Michael Bloomfield, Eric Clapton, Duane Allman e John Mayall. É lembrado pelos Beatles na música For You Blue do disco Let It Be.

Autor de uma considerável quantidade de blues, muitas dessas músicas receberam versões de astros famosos. “Dust my broom” foi gravado por Fleetwood Mac, “Bleeding Heart” por Jimi Hendrix, “Rollin´n´tumblin” por Canned Heat e Eric Clapton entre outros.
Faleceu aos 45 anos, em 24 de Maio de 1963, vítima de um ataque cardíaco, mas deixou um legado musical consíderavel…

A programação do 2º BH SOUL BLUES FESTIVAL contará com a apresetação das bandas:


-CRISTIANO CROCHEMORA (RJ) e OTÁVIO ROCHA (Blues Etílicos) -

Cristiano Crochemore + Otavio Rocha (Blues Etílicos) + Beto Werther e Ugo Perrota (Big Allambik) , tambem conhecidos como \Blues Groovers (RJ).

 


Cristiano Crochemore, cantor e guitarrista gaúcho, radicado no Rio de Janeiro desde 1986, começou sua carreira ainda na escola, já tocando blues, numa época onde o hard rock e o virtuosismo das guitarras eram as regras para a molecada.
A partir do anos 90, tocou ao lado do lendário guitarrista Bebeco Garcia, fundador dos Garotos da Rua, banda pioneira do rock and roll sul-brasileiro.

Sua música mostra uma combinação sonora entre os poderosos licks que partem de sua Stratocaster 72 e sua voz altamente expressiva, produzindo um som instantaneamente reconhecível.O som de Cristiano Crochemore é, na verdade, um grande híbrido. Sua criação é certamente algo que agrada aos fãs da guitarra e de sua voz única.

Já Otávio Rocha é guitarrista da lendária banda Blues Etílicos e é considerado um dos melhores guitarristas de slide do mundo, atua também como guitarrista base e compositor.


- LEANDRO FERRARI BAND (MG)



“Leandro Ferrari é hoje uma das grandes referências da gaita no Brasil. Leciona seu curso de harmônica desde 1995, é o idealizador do “Minas Harp/ Encontro de Gaitistas” e escreveu artigos para o portal "O Debate" e para as revistas "Zona Cultural" e "Sax e Metais". Ferrari já se apresentou no 5o Harmônica e Blues Project (São Paulo – 2003), 4o Encontro Internacional de Gaitistas (Sesc Pompéia - SP - 2005), Garimpo (Belo Horizonte – 2007), Conexão Vivo (Gov. Valadares/MG – 2009), Fórum Harmônicas Brasil (Fortaleza – 2009), Tagima Convention (São Paulo – 2009), Rock 'in the Beat (BH/MG - 2012), BH Music Estation (atrações móveis - BH/MG - 2012) e Blueseiros do Brasil (SP - 2011). Abriu o show dos americanos Kim Wilson & The Fabulous Thunderbirds (Belo Horizonte – 1996), Larry McCray (Belo Horizonte – 2010) e Guy King & Hot Spot Blues Band (Belo Horizonte - 2011). Já dividiu o palco com Joe Filisko (USA), Quique Gómez (ESP), Flávio Guimarães (BRA), Robson Fernandes (BRA), Sérgio Duarte (BRA), Vasco Faé (BRA), Rodrigo Eberienos (BRA), Jefferson Gonçalves (BRA) e outros renomados gaitistas. Também gravou e tocou com vários grupos, incluindo a banda mineira Skank, Living Colour (USA), Los Mind Lagunas (MEX), Diamondog (Angola), Rubén Santillana (Cuba), Rodica Blues (USA), Maurinho Nastácia, Glauco Nastácia, Scarcéus, Sideral, Cartoon, Bauxita, The Nasty Blues, Alto-Falante Band, além de outras importantes parcerias.” Divulgação
Leandro Ferrari Band - com Lucas Luis (guitarra e cigar box guitar), Leo Machaka Batista (guitarra), Leo Javali (baixo), Walner Lucas (Hammond), Christian Weber (bateria).

- AUDERGANG (MG)


Banda mineira liderada pelo Guitarrista Auder Jr (Led III e Easy Rider), que conta ainda com Marcelo Alvares na Bateria, Marcus Marangon no Baixo e Osmar Souza Gaita e Guitarra. Audergang vem sendo um dos destaques do blues-rock brasileiro, tendo se apresentado ao lado de grandes nomes do rock e do Blues com: Johnny Winter, Celso Blues Boy, Paul Nelson e Mark Farner do Grand Funk Railroad.

O ano de 2012 tem sido um grande ano para a banda que além de lançar com sucesso o seu ultimo CD Soul To Shuffle, fez o show de abertura no Music Hall de Mark Farner e teve sua atuação destacada no Camping Rock 15anos como uma das grandes apresentações do evento.


- SHELLÃO e LOBO BLUES



O guitarrista e compositor Shello Silveira completou no ano de 2012 vinte e dois anos de carreira profissional com seu grupo, Shellão & LoBo Blues Band.

A LoBo Blues Band é o autêntico Blues e suas vertentes diretas! Muito Swing e altas doses do mais puro feeling! A banda é composta por:

Eloy D`Paula- Contrabaixo-Formado em contrabaixo pela UEMG e com bacharelado em curso pela UFMG. Orquestra sinfônica de Minas Gerais , Big Band da UFMG, o pianista carioca Tomás Improta, Toninho Horta, Carlos Bolão, Ted Falcon, o paraense Nêgo Nelson, Jorge Bonfá ...

Bráulio Mangualde - Bateria – Estudou na Escola do músico Paschoal Meireles, cmo baterista André "Limão", cursou por 3 anos Teoria Musical e piano erudito na Fundação de Educação Artística de Minas Gerais e com músico cubano Santiago Reithel.
Trabalhou com músicos como Jorge Bonfá, Toninho Horta, Jorge Bolão, Tomás Improta, a banda União Latina e Jazz in Natura.

Shello Silveira - é membro a onze anos do grupo AeroBlues,pioneiro em Minas Gerais, é fundador de grupos de expressividade no estilo como Hot Spot Blues Band e Loretta Funkenstein, além de ter trabalhado e atuado com importantes nomes do Blues no cenário nacional.Possui formação popular e erudita pela Fundação de Educação artística de Minas Gerais e também com professores como o guitarrista Beto Lopes.


- SANTIAGO BLUES



O projeto Santiago Blues, acontece com a releituras de clássicos do Blues e do Rock, em versões acústicas, como nos velhos tempos.
Com repertório escolhido à dedo incluindo nomes como Robert Jonhson, Eric Clapton, B.B, King, Paul McCartney, George Harrisson, Lynyrd Skynyrd, Supertramp, The Beatles, Led Zepellin entre outros grandes nomes consagrados, a banda se apresenta com uma pegada marcante.
Muito feelling nessa grande intercalação de linguagens musicais dentro dos estilos, Blues, Rock, Country e Folk, em releituras especialmente preparadas para satisfazer os amantes dos estilos.
Para reunir a formação:
- Diego Santiago - Violão aço / Guitarra / Backing Vocal
- Thiago Cruz - Violão aço / Voz
- Thiago da Gaita - Gaitas / Backing Vocal
- Rafael Elói - Baixo
- Ricardo Elias - Bateria



Serviço:
Data - 19/01/2013
Horário: A partir das 21h
Entrada: Masculino: R$ 20,00 e Feminino R$ 18,00
Informações e reservas: 31 3271 3476 / 9281 5239 / 9247 2020
Aceitamos cartões de débito e crédito
www.stonehengerockbar.com.br

Nenhum comentário: